Ciências do movimento humano



No contexto das ciências do movimento humano, as funções e tarefas de movimento podem ser classificadas de acordo com a função da ação e as características do ambiente em que ocorrem. Quando a função da ação é realizada em um contexto ambiental com condições imutáveis e a tarefa de movimento é completamente fechada, podem ser identificados três tipos principais: funções motoras fechadas, funções perceptivo-motoras fechadas e funções cognitivas-motoras fechadas.

Funções motoras fechadas:

As funções motoras fechadas envolvem movimentos que são executados em um ambiente estável e previsível, sem a influência de fatores externos que requerem ajustes durante a execução da tarefa. Essas tarefas são altamente repetitivas e não dependem de estímulos externos imediatos para serem realizadas com sucesso. Exemplos de funções motoras fechadas incluem arremessar uma bola em um alvo fixo ou executar um salto em altura em uma pista sem obstáculos.

Funções perceptivo-motoras fechadas:

As funções perceptivo-motoras fechadas envolvem movimentos que exigem uma integração precisa entre a percepção dos estímulos ambientais e as respostas motoras correspondentes. Embora o ambiente seja estável e previsível, a execução da tarefa depende da percepção e interpretação adequadas das informações sensoriais relevantes. Exemplos de funções perceptivo-motoras fechadas incluem driblar uma bola de basquete em uma quadra vazia ou realizar uma sequência de movimentos em uma coreografia pré-determinada.

Funções cognitivas-motoras fechadas:

As funções cognitivas-motoras fechadas envolvem movimentos que requerem a coordenação entre habilidades cognitivas e motoras para realizar uma tarefa específica. Essas tarefas exigem um planejamento prévio, tomada de decisões e controle consciente para serem executadas corretamente. Embora o ambiente seja estável e previsível, a execução da tarefa depende da aplicação de estratégias cognitivas. Exemplos de funções cognitivas-motoras fechadas incluem tocar um instrumento musical seguindo uma partitura pré-estabelecida ou realizar uma sequência de movimentos em uma rotina de ginástica rítmica.


É importante ressaltar que, na maioria das situações reais, os movimentos não ocorrem apenas em contextos completamente fechados.As funções motoras, perceptivo-motoras e cognitivas-motoras também podem ocorrer em ambientes mais abertos, onde as condições variam, exigindo adaptações e ajustes durante a execução das tarefas. Essa classificação é uma simplificação para fins de compreensão, mas na prática, muitas tarefas de movimento apresentam características mistas e exigem habilidades adaptativas e variadas para serem executadas com sucesso.

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